agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

domingo, maio 04, 2008

Encontro Prometeu em flor e mar

06/04/2008

Cheirei as flores de lá e me afoguei no mar de perfume.

Adoro sacos cafonas.

Uma corrida na chuva atrasa alguns. O metrô pára para passar pessoas correndo molhadas faixa amarela afora. Nove e pouco, chego lá. Abraço, café, prosa, Patrícia. Sem sofrimentos nem mau humor. Descemos pra caverna de trabalho, um pouco mais tarde. Ficaríamos acorrentados ou soltaríamos Prometeu? Aquecimentos, alongamentos. Teoria em roda e sem café. O eixo em mim, depois no centro do círculo. A coluna escorrega pra baixo numa parede imaginária. Depois sobe colocada no lugar que seu corpo entende por correto. O corpo comanda, não a idéia nem a imagem. Repetição de vozes. Dividimo-nos pelo espaço. Mover neste espaço espreguiçando, rodando, saltando com a sensação de mola, não necessariamente nesta ordem.
No início, tentei livrar-me dos movimentos codificados e seguros. Não sei se consegui. Por alguns instantes, senti-me completamente imerso no jogo. Não cego, ou em transe absoluto. O corpo queria dizer algo que eu não pensava; tomou seu caminho e foi. Não buscava nada, não tentava descobrir, não havia estratégia. Movimento, movimento, movimento. Somente corpo no espaço, sem interação, mas com inteireza, sem projeção no outro, mas com percepção expandida. Senti meu corpo em negativo, como enxerga o cego. Ouvi meu corpo dizer: não finja, não fuja, não siga, não copie, não arme, não apronte, não erga a cabeça por vontade, não abaixe com permissão, não pense antes de mim, não sorria por vergonha, não abandone o acaso, não reclame por preguiça, não duvide antes do teste, não pare antes de mim. Movia. Antes de mim movia meu corpo, sem autorização, sem licença. Partes distintas guiavam o restante. Como escolher a parte do corpo sem pensar? Primeiro resquício de memória? Início, cabeça. Tonteei, estomago embrulhou, quase vômito. Inveja dos bêbados. Conseguem se limpar por dentro com mais facilidade. Depois, pés. Firmeza sobre o chão, consciência do deslocamento. Pé gordinho, disse Mariana rindo no final.
Não sei o que preciso saber, nem o que escrever depois dessa experiência. Gostaria de dizer exatamente aquilo que escapa, aquilo que a palavra não consegue pegar. Algo contraditório se estabelece aqui na minha cabecinha. Lá, eu movo sem pensar; aqui, eu penso pra mover. As palavras que registram na página não alcançam as dimensões atingidas com flor e mar. Elas, sequer, lembram o que experimentou meu corpo. Registram uma existência, mas sempre de maneira distanciada, simbólica, diriam os psicanalistas e os semiólogos.
Soltei meu corpo, naquele dia. Minha coluna respirou depois de dias. Senti liberdade naqueles cômodos. Nem lembrei de dinheiro. Não quis adquirir imagem de nada. Não reclamei de dívida. Não ouvi rádio. Não vi televisão. Não conectei na internet. Não fiz compras. Não paguei ninguém. Não fui pra escola. Não voltei do trabalho. Não passei na roleta. Não atravessei a rua. Não liguei o som. Não salvei. Não deletei. Exercícios de liberdade?
A roda. Ficamos em roda. Apresentar ou experimentar? Sentir ou pensar? Fazer movimento ou desenhá-lo no espaço? Aquilo que convencionamos como platéia modifica. Exercício de exposição do ego. Mistura de lembrança e abismo. A solidão no centro do círculo encena vivências ao redor. Quem se delicia com o alongamento de um, sofre com o ranger de osso do outro. A platéia acompanha. Ganha e perde. Escorrega e equilibra. Lembrava da platéia e lembrava de mim. Eu tenho que ser bom, pensava com ódio de pensar. Esquecia a platéia e regozijava com o desconhecido. Talvez seja isso: des-conhecer. A roda foi mais forte. Não há como fingir lá, nem fugir de lá. Inútil resistir, inútil fugir, inútil fingir, inútil tudo! Todos foram. Havia obrigação sem saber? Todos queriam mesmo ir?
Cozinha, oba! Comida, oba! Lasanha, oba! Coca-cola, oba! Música boa! Muita coisa ao mesmo tempo. Empolgação do cacete! Falamos, discutimos. Cena 11 esteve no nosso debate. O que significa cair de frente sem apoio das mãos? Significa isso mesmo. Talvez, só isso. Risco de arrebentar o corpo. Nega (Erica, sem acento. Ela mata você, disse Alexandre) Nega disse algo mais ou menos assim: Acho legal o trabalho do Cena 11, mas temos que tomar o cuidado pra não cair no equívoco de pensar que só é possível fazer arte daquela forma. Falamos, comemos, falamos, comemos. Como somos grotescos! Meia hora pra cochilar a bulimia. Ninguém dormiu. Falamos, falamos, falamos. Nega e Mariana falaram sobre homem. Dez mil reais pra quem adivinhar se elas falaram bem ou mal! Mariana falou sobre casamento. Tentei gravar músicas. Queimei um DVD à toa. Que porra!
Voltamos para o segundo tempo. Esquentamos. Bola no centro, juiz com apito na boca. Cada um na sua posição. Começo de jogo: aquecer, alongar, espreguiçar, rodar, circular, etc. e tal. Duplas. Parte do corpo guia o movimento. Espelho. A imagem do outro guia meu movimento. Externo fala, comanda. Roda, breves comentários. Vamos embora. Obrigado, Patrícia. Foi do caralho! Topam de novo em breve?

“Computadores avançam. Artistas pegam carona”. Patrícia trouxe um monte de nego de volta até a rodoviária. Trânsito infernal. Chuva e farol. Cinematográfico. Prometeu retorna à caverna abandonada há horas somente. Clóvis e Mariana sumiram lá pra dentro. Debaixo da marquise que estava debaixo da chuva, eu esperava. Será que fugiram de ônibus?

Nenhum comentário: