agrupamento independente de pesquisa cênica
Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.
São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.
Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.
A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.
terça-feira, abril 01, 2008
RELATOS DE FEVEREIRO- 02/2008 - OS PRMEIROS
Relato do dia 25/02 Nº 02
A reuniao,ainda discussiva,iniciou-se ás 19h e 18 minutos,pela leitura dos relatórios.
Apenas marcelo,Wilian.Moacir e Clóvis,nao fizeram a leitura dos relatos.
Erica iniciou a conversa, a aprtir do texto"magia e técnica/Arte e política".
Na sua fala inicial,trouxe á tona a seguinet questao:como fazer com que o ouvinte preste atençao na estória contada?como resgatar a instancia narrativa?obseravndo a questao rítmica?como recuperar isso?questionou.
Propuseram vários filmes como sugestao para observaçao de narrativas,como: Peixe Grande - Mais estrangeiro que a ficçao ...
A partri disto,perguntas,afrmaçoes e conclusoes engrossaram a conversa.
- Resgatar a narrativa antiga?Dimensao do coletivo?
- Quem conta?como conta?
- Opaco e transparente : Nao é falar da realidade,mostrá-la,mas,emitir uma informaçao reveladora.
- O épico se dá entre a narrativa e a açao.
- as informaçoes nos vem,mas, passam,sao digeridas,por isso naos e torna interessante mostrar a informaçao ou informal como tal.(pag 203)
- quais bases de informaçao está associada á narrativa?
- Como trazer as ferramentas para o exercício teatral,para atingir esta narrativa?
- necessidade de espetacularizaçao
- a narrativa está no movimento que nao é dito
- trazer o espectador para um desvio - como forma de trazer o espectador para o desvio na audiçao da estória.
8 iso pode funcionar como estrutura para a construçao do trabalho
- como é que nós nos relacionamos com a oralidade?
Outros filmes e livros foram sugeridos: A vida etrena de uma emnte sem lembranças - sonhos de Eistein - meia noite 1 ...
e foram sugeridos a partir da idéia de uma estrutura descontínua,que tem a ver com a memória.
A discussao foi encerrada,focada neste dia,na idéia de teatro narrativa.
Saulo Informou,em seguida,que as "mulheres' do movimento marcha mundial das mulheres.
Nina propos a exposiçao de cada um,dos seus desejos:
Patrícia: Intervençao na rua com jornais - focando no impactod a notícia sobre o transeunte - Brechó de memórias - Vitrine
Erica: Trabalhará a partir da poética do espaço - interrupçao no espaço - como os atores vao construir a relaçao com o espaço?
Eu,Idelino: Expus meu desejo de trabalhar com o universo da pomba gira - intervençao a partir dos elementos da pomba gira - estruturando o trabalho a partir desta relaçao - corpo independente do espaço.
Moacir: Anatomia - colagens -cena construída a partir de pedaços dos outros.
Marcelo : Deseja realizar exercícios na rua.Lugar das ongs
Wilian: Deseja atuar e fazer dramaturgia
Nina: Colocou que nao deseja dirigir nem atuar.Colocou ainda como interesse, a idéia de loucura e do ideal feminino.Com a noçao de fragmentaçao:memória que se perde.Fragmentaçao temporal+ versoes.princípio do caos como princípio de construçao.Proposiçoes diversas como meio de desestruturar a estrutura.
Lica: Mulher como ponto central - Misturada realidade coma ficçao - trabalho com objetos - relaçao direta com o espaço
Saulo : apropriar da narrativa - do épico dramático -texturas femininas e como meio,o épico dramático
Mariana - Construçao do feminino - papel social da mulher - busca a partir da pesquisa de campo
Didi : Poesias narrativas - grotesco - antagonismo - loucura - fragmentaçao temporal - dualidade / até que ponto sou real e fictício?
Clóvis: Modelo nao representacional / Diálogo com todos os trabalhos / citou Deleuze com a frase: o que provoca é mais do que o acontecimento.
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