agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

sexta-feira, agosto 08, 2008

PROCEDIMENTO PROPOSTA:

Pra quem não tem medo de ser...LAROYÊ... MULHER!

Ê pomba Gira, onde é que você mora?
Sua casa é na rua, é no meio da encruza
Suas paredes são de flor e seu teto é a lua.

ENTRE
CACOS,
FLORES E
FRANGALHOS!!


DO PROCEDIMENTO 1 :
LOCAL: RUA.COMÉRCIO.BELO HORIZONTE.QUALQUER DIA.QUALQUER HORA.
QUERO A EXPERIENCIA DE MULHERES, QUE TENHAM CORAGEM DE “SER E ESTAR” Á VONTADE, ASSIM COMO QUISER, NA RUA. VESTIDA EXUBERANTE. DE PRETO OU VERMELHO GRITANTE. MAQUIADA.ASSIM MESMO, COMO UMA MULHER.PRODUZIDA.O MAIS EXUBERANTE POSSÍVEL.BONITA.COM UM CHAMPANHE Á MAO E UMA TAÇA NA OUTRA.PARA APENAS CAMINHAR POR BELO HORIZONTE. NO CENTRO OU NA PERFIFERIA. Á VONTADE, FAZENDO AQUILO QUE TIVER DESEJO. CAMINHAR DA FORMA E NO RITMO COMO TIVER VONTADE. DIANTE DOS OLHARES EXTERNOS DE QUEM PASSA. DIANTE DAS REGRAS SOCIAIS.
DO PROCEDIMENTO 2:
LOCAL: PARQUE MUNICIPAL, RUA E OUTROS.QUALQUER DIA.QUALQUER HORA
CONSISTIRÁ NUM ESPAÇO, FIXO, CONTENDO UM TECIDO VERMELHO COM COMIDAS E ALGUNS OBJETOS DO UNIVERSO DAS POMBAS GIRAS, ONDE A MULHER, INSTALADA, PODERÁ ESTAR Á VONTADE PARA FAZER O QUE DESEJAR: COMER, BEBER, RIR, CANTAR, FUMAR, CONVERSAR COM AS PESSOAS, CONVIDÁ-LAS PARA A CEIA, ENFIM, FAZER O QUE DESEJAR. SER APENAS NESTE LUGAR, COM ESTAS COISAS.
DA PROPOSTA: O TRABALHO É UMA AÇÃO OU O DESENCADEAMENTO DELAS, ONDE CONVIDAREI MULHERES PARA REALIZÁ-LA. E SÓ MULHERES. PARA VIVENCIAREM A RUA, NA RUA, ESTAS AÇOES. PORTANTO, NÃO É REPRESETAÇÃO, OU SEJA, NÃO IREMOS REPRESENTAR NENHUMA PERSONAGEM OU DESENVOLVÊ-LA, AO CONTRÁRIO, TRATA-SE APENAS DE AÇOES. AGIR NESTE ESPAÇO DA FORMA MAIS VERDADEIRA POSSÍVEL. APENAS ISTO.
DO PROCEDIMENTO 3
LOCAL: Marília.Principalmente o quintal, não descartando a entrada principal e outros espaços.A rua.Um poco antes de começar.Mulher ou mulheres.Uma galinha e um procedimento.Um vestido de Noiva.Um passeio.2 horas oU mais de trabalho pela frente.Instalação.Será vermelho.Preto.Escuro e Claro.Será mulher e serão mulheres.
Será uma reunião.Uma assembléia.Fazer aquilo que te der prazer.
DO PROCEDIMENTO 4
Espaço aberto á outros procedimentos e necessidades surgidas no decorrer do processo.

DOS RECURSOS:
O TRABALHO SERÁ ACOMPANHADA POR MIM, MAS, NÃO HÁ DIREÇAO, NÃO DIRIGIREI, APENAS REGISTRAREI CADA PASSO; CADA ESPAÇO PERPASSADO. SERÁ NECESSÁRIO PARA ESTA - e todas as outras - INTERVENÇÃO UMA ROUPA TODA PRETA OU TODA VERMELHA OU TODA VERMELHA E PRETA, SOBRETUDO SE FOR UMA ROUPA DE FESTA/ DESCALÇA / A MULHER DEVERÁ ESTAR MAQUIADA / PODE USAR UMA BOLSA / E ACESSÓRIOS: BRINCOS, COLARES, PULSEIRAS, ETC.
EU ACRESCENTAREI TRES OBJETOS: CHAMPANHE, UMA TAÇA E UMA PEÇA DE TECIDO .
DO RESULTADO:
TODOS OS RESULTADOS COMPORÃO MINHA INSTALAÇÃO (OS REGISTROS PRINCIPALEMENTE) ,COMO PARTE DO MEU TRABALHO QUE SERÁ “MOSTRADO”, NA TERCEIRA MOSTRA ABERTA DO OBSCENA NOS DIAS 28, 29 E 30 DE AGOSTO NO TEATRO MARÍLIA. TEM TV.TEM SOM.TEM IMAGEM.TEM VELAS.TEM COMIDA.TEM FESTA,MUITA FESTA!
TUDO QUE SOBRAR É RESTO, E TODO RESTO SERÁ ARTE!

AGOSTO DE 2008

Nenhum comentário: