agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

quarta-feira, setembro 23, 2009

IMAGEM E LÍNGUA

SOBRE A PALESTRA DE EUGÊNIO BUCCI, REALIZADA NA CASA FIAT DE CULTURA NO DIA 17 DE SETEMBRO:
BUCCI APONTOU QUESTÕES E FEZ CONSIDERAÇÕES (DE MANEIRA BEM SARCÁSTICA, DIGA-SE DE PASSAGEM) SOBRE O OLHAR E A IMAGEM NA SOCIEDADE ATUAL. PONTOS QUE ACREDITO SER DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA O OBSCENA, OS QUAIS DESCREVO ABAIXO:

-ATÉ QUE PONTO FAREMOS SACRIFICIOS FARMACOLÓGICOS E ESTÉTICOS PARA CORRESPONDERMOS ÀS EXIGÊNCIAS DOS OLHARES EXTERNOS?
-O OLHAR SEMPRE É EXIGENTE, TANTO QUE A PROPAGANDA SE UTILIZA DESTE OLHAR ATÉ EM BANHEIROS PÚBLICOS;
-A IMAGEM ESCRAVIZA A MULHER , TORNANDO-A AMANTE DESTA SUBSCERVIÊNCIA MERCADOLÓGICA;
-DIVERTIR-SE É ESTAR DE ACORDO COM AS REGRAS DO ENTRETENIMENTO;
-O CAPITAL REMUNERA OS OLHOS COMO EM UM ESCAMBO;
-A IMAGEM PROPORCIONA UM PRÉ-GOZO, MESMO QUE INSTANTÂNEO;
-A MERCADORIA SOMENTE EXISTE QUANDO ELA É EXCLUSIVA, OU SEJA QUANDO ELA EXCLUI.
- O CORPO COMO SUPORTE DO DISCURSO VISUAL TEM TOTAL RELAÇÃO COM O MEDO DE SER REPROVADO PELO OLHAR.
....................................................................................

6 comentários:

Clóvis Domingos disse...

Marcelo, muito boas as questões que você destaca na fala do Bucci. Que bom trocar estes pontos de vista com a gente. Muito obrigado, Clóvis.

Erica, a Nêga Regina. disse...

Marccelo! Hoje me debrucei sobre estas questões da imagem que as classes sociais fazem de si mesmas e é nítida a alienação que os menos favorecidos economicamente têm de si mesmos, as mulheres sofrem de um fenômeno chamado 'corpo mistificado' segundo MURARO e BOFF, ou seja, imaginam um corpo como os das artistas de tv sobre o seus, uma imagem desfocada e duplicada com um clone não correspondente e sim massificante. Podemos observar isto nas roupas, como por exemplo a calça jeans de cintura suuper baixa e justissima em corpos muito mais volmosos do sua numeração. Um corpo deformado pela forma.

Anônimo disse...

hi! [url=http://esnips.com/web/minnaregina/]Hello. And Bye.
[/url] http://esnips.com/web/minnaregina/ free nude video clips of milfs
thanks!
free nude video clips of milfs

Anônimo disse...

Hi all. How are you?

Anônimo disse...

Delete shis text plz. Sorry

Anônimo disse...

Υouг curгent aгticle providеѕ еstablishеd
nесеssarу to uѕ.
It’s very helpful and you arе naturally еxtremelу knoωlеdgeable of this tyρe.
You possess openеd up my face in order to numerous thoughts about this kinԁ of topic with intгiquing,
nοtable and strong writtеn сοntent.


Here is my website: Buy Valium