agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

quarta-feira, setembro 23, 2009

BATE-PAPO COM CHRISTINA FORNACIARI

DURANTE SEU MESTRADO EM LONDRES, CHRISTINA TRABALHOU EM PRESÍDIOS COMO PROFESSORA E ORIENTADORA DE MONTAGENS PERFORMÁTICAS, EM QUE PARTE DOS PRESIDIÁRIOS TINHAM COMO PARTE DO CUMPRIMENTO DA PENA, AS AULAS ARTÍSTICAS, TENDO NESTAS AULAS, UMA FORMA DE ALCANCE EFETIVO DE EMPREGOS E DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL. FORMADA EM DIREITO, CHRISTINA TRABALHOU A RELAÇÃO ENTRE DIREITOS HUMANOS E PRÁTICAS TEATRAIS, UTILIZANDO OS JOGOS DE BOAL COMO PONTO FORTE EM SEU PROGRAMA DISCIPLINAR. CHRISTINA DETALHOU QUE OS INTERNOS POSSUÍAM INÚMERAS DIFICULDADES, TAIS COMO A BAIXA AUTO-ESTIMA, A DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO E APRENDIZAGEM. ELA RELATA QUE OS PASSOS DADOS ERAM TÃO PONTUAIS E PEQUENSO QUE, A CADA AULA, APLAUSOS ERAM UTILIZADOS, A FIM DE ALIMENTAR O CRESCIMENTO E INCENTIVAR A CONTINUIDADE. AOS POUCOS, A FRAQUEZA INTERIOR DAVA LUGAR À VONTADE DE SE COLOCAREM NO DISCURSOS DA CENA, DE MANEIRA AUTOBIOGRÁFICA, COMO ATUANTES DOS SEUS PRÓPRIOS PROCESSOS, E ÀS VEZES, REINVENTANDO OS SIGNOS DE SUAS HISTÓRIAS. SEGUNDO CHRISTINA, OS PRESIDIÁRIOS ERAM, EM GRANDE MAIORIA, IMIGRANTES POBRES DE OUTROS PAÍSES. O QUE LEVA A REFLETIR SOBRE ÀS CONDIÇÕES SOCIAIS (E APARENTEMENTE XENOFÓBICAS) QUE OS MOVERAM PARA O CRIME. FALAMOS SOBRE A PERDA DE IDENTIDADE E COMPARAMOS AS RELAÇÕES ENTRE O PRESÍDIO LONDRINO E O SÃO JERONIMO:
PARA MIM, FICARAM ALGUMAS QUESTÕES:
-ATÉ QUE PONTO APROXIMAR FISICAMENTE DAS INTERNAS, E QUAIS TIPOS DE RELAÇÕES ESTABELECER? JÁ QUE PERCEBEMOS QUE A RELAÇÃO HIERÁRQUICA, PROFESSOR- ALUNO NÃO É NADA ADEQUADA.
............................................

Nenhum comentário: