agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

quarta-feira, setembro 16, 2009

AINDA QUE CONSERVADOR

DIA 15 DE SETEMBRO DE 2009. 18 HORAS. PALÁCIO DAS ARTES. ENTRADA ENTRE A RUA E O FOYER.PATRICIA CAMPOS, DIDI VILELA, MARCELO ROCCO. PROCEDIMENTO DESEJOS CLASSIFICÁVEIS. CLÓVIS ESTAVA LÁ. APENAS ELE DO OBSCENA. OBRIGADO CLÓVIS. NOSSA PROPOSTA ERA ENGAJAR O PROCEDIMENTO QUE FAZIAMOS SOBRE "CLASSIFICADOS", NA PROPOSTA DA ARTISTA PLÁSTICA FLÁVIA CRAVERO, QUE HAVAI FEITO UM LIVRO E UM DOCUMENTARIO SOBRE MULHERES DO INTERIOR DE MINAS QUE BORDAM SUAS VIDAS EM TOALHAS, BOLSAS, PANOS DE PRATO, ETC. ELAS ESCREVEM SEUS DESEJOS, SUAS ANGÚSTIAS NAS SUAS OBRAS:OS PANOS. FALAM SOBRE A CONDIÇÃO DE SER MULHER, ÀS QUAIS ASSOCIAMOS AO NOSSO PROCEDIMENTO:
DESEJO SER HOMEM
DESEJO CASAR
DESEJO TER FILHOS
DESEJO NÃO MENSTRUAR MAIS
DESEJO UM PRÍCIPE
DESEJO SER MAGRA
DESEJO AMAR INCONDICIONALMENTE
DESEJO SER MAIS BONITA
DESEJO FAZER FACULDADE E CASAR
DESEJO SER FELIZ
DESEJO TER BUMBUM MAIOR
DESEJO NÃO SER TRAÍDA
ACOPLAR AS IDÉIAS AO NOSSO PROCEDIMENTO DESVIAVA UM POUCO O NOSSO CURSO, MAS DESEJÁVAMOS EXPERIMENTAR, MESMO SABENDO QUE O PALÁCIO DAS ARTES DARIA UMA CATEGORIZAÇÃO DE ARTE AO NOSSO TRABALHO, OU SEJA, FICARIA MAIS CLARA A IDÉIA DE PERFORMANCE, MENOS DILUÍDO O LIMITE ENTRE O REAL E O FICCIONAL JÁ QUE ESTÁVAMOS EM UM LOCAL CATEGÓRICAMENTE TEATRAL.
COMEÇAMOS O TRABALHO. PATRICIA E DIDI DEITADOS. CARNES AO REDOR: MUXIBA, PELE, RESTOS DE VACA E GALINHA. COMO ESTÁVAMOS ACHANDO O NOSSO TRABALHO UM TANTO DIDÁTICO E VERBORRÁGICO, EXPERIMENTAMOS RETIRAR A FALA, APENAS GESTOS PARA UMA NOVA PROPOSIÇÃO. PRECEBI NESTE MOMENTO QUE A FALTA DE VERBO DEIXOU NOS ATORES UMA LEVEZA MAIOR, RETIROU A AGRESSIVIDADE QUE BUSCÁVAMOS EM NOSSO DISCURSO. MAS AS IMAGENS ERAM CRIADAS. OS TEXTOS NO CHÃO ERAM O COMBUSTIVEL DAS CONSTRUÇÕES: DORA: HOJE SOU DOR. MARIA: BEBE, COME, PROCRIA. E DESEJOS. CARLOS: DE NOITE CARLA. JÁ TINHAMOS O NOSSO DISCURSO E NÃO PODÍAMOS NOS DESPRENDER TOTALMENTE, ENTÃO TRABALHAMOS TAMBÉM OS TRANGÊNEROS: DIDI TROUXE OS DESEJOS DELE, SOBRE MASCULINIDADE, SOBRE O QUE É SER MACHO. ENTRE AS IMAGENS FORMADAS, CONSTRUÍMOS:
-A TENTATIVA DE SER MAGRA, BELA, PRINCESA;
-O CORPO EXPOSTO COMO CARNE;
-AS POSIÇÕES FEMININAAS SEXUAIS DO UNIVERSO MACHISTA;
-OS DESEJOS DO CORPO;
- A ANIMALIZAÇÃO DAS PESSOAS;
-A COISIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES;
DIDI E PATRICIA SE ANIMALIZARAM SE MISTURAVAM À CARNE, SE TRANSFORAMVAM EM COBRAS, PIRANHAS, GALINHAS.COMIAM RAÇÃO. SAIAM, DEIXANDO OS RESTOS DE CARNE E ESCRITOS PARA TRÁS. TRABALHARAM OS TEXTOS CONSTRUINDO IMAGENS SOBRE O FEMININO E SOBRE OS CORPOS. EM UMA MISTURA DE SERES HUMANOS COISIFICADOS.

Um comentário:

Clóvis Domingos disse...

Sim, Marcelo,foi uma adaptação do que realmente você tem pesquisado com o Didi e a Patrícia. Mas certamente deve ter seus pontos altos e baixos e cabe a vocês fazerem uma avaliação devida. Queria saber mais do que perceberam nesta rápida experimentação. Clóvis.