agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

terça-feira, setembro 02, 2008

SEJA REALISTA: LUTE PELO IMPOSSÍVEL

Sexta-feira - O procedimento: Travesti candidata à vereadora. a defesa das questões sobre a legalização da prostituição, do direito à composição hormonal no SUS, ao aborto. Trinta pessoas entrevistadas nos arredores da praça sete.
O que me levou a este lugar? Talvez estava perdido após ter saído da vitrine, algo que começava a delinear, uma pesquisa de profundo interesse que se encerrou na frente do Marília.
Andamos pelas ruas entrevistando homens, mulheres, casais, idosos. Queríamos diversificar a composição da enquete.
As questões que se levantaram foram determinadas por inúmeras respostas, ouvimos:
"-A prostituição, o adultério, salvaram meu casamento. disse um senhor
-O homem foi feito para a mulher, a mulher foi feita para a submissão do homem. disse uma senhora
-O governo domina o corpo da mulher, decide por ela. falou uma gerente de compras
-O travesti é o setor da prostituição mais discriminado - disse uma jovem
- Não há problema em se prostituir, mas não na rua. Disse um segurança"
muitas outras falas.
Percebemos que a imagem é importante neste lugar, em que podemos fazer, mas não nos mostrar à exposição pública, a legalização da prostiuição, o direito à carteira assinada, à férias, à aposentadoria de uma profissão milenar, que sustenta grande parte da economia no Brasil, não pode ser feita, mas pode se continuar com ela, às obscuras, gerando lucro fortíssimo no corpo quase escravo, explorado nesta grande sede urbana, em que a movimentação é maior que as do Shopping Cidade, em que os clientes brigam por uma liquidação de carne nova, em que estes mesmos comem os sonhos de meninas do interior (na maioria delas), e se alimentam deste corpo forte, mas cheio de arranhões do tempo. Um homem entrevistado disse que, caso a prosituição venha a ser legalizada as crianças irão se prostituir!! mais??
Outros acreditam que o salário das prostitutas irão diminuir... Pode ser...
Percebemos que os homens eram mais favoráveis à legalização que as mulheres, talvez porque são os que mais usufruem deste serviço...
O moralismo sempre caminhava nas questões munido de argumentos bíblicos: É pecado!
E este aumenta qundo se fala da prostituição do travesti: É pecado maior ainda! Pois é uma humilhação um homem deitar com outro homem...Um homem trajado de mulher, contra a natureza: o sexo anal é pecado!! isto tá na Bíblia!!!
Um catador de latinhas: "Prostituição sim, dorgas não!" Panfletário, não!?
Isto seguiu a noite toda... Duas educadoras expuseram que o aborto pode ser evitado com camisinha.. a prostiuição aumenta o índice de traição... será que existe alguma prostituta que obriga a ereção no homem? Invade sua casa à procura de sexo pago?
Percebo o efeito placebo de se continuar na obscuridade, sem regularização, sem quantificar e assumirmos que somos hipócritas, aceitando a venda legal dos corpos, pois irá continuar querendo ou não ...

Nenhum comentário: