agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

quinta-feira, abril 13, 2017

Cartografia passante II : vozes da cidade

Aqui completo mais expressões escutadas na ação Irmãos Lambe-lambe realizada hoje de manhã em frente ao Sesc Palladium. Matheus publicou suas impressões, agora seguem as minhas:


" o que tá acontecendo aqui? Isso é para que? Eu não gosto de tirar retratos. Eu não estou bonita para ser fotografada!!! Eu acabei de sair do dentista... Que situação diferente é essa! Deus te abençoe! Fica para a próxima vez! Eu estou correndo agora.... A foto pode ser coletiva? Posso fotografar com meu celular?




Eu não sei o que é arte. Mas vocês estão muito modernos! Eu passo aqui depois... Eu lembro dos lambes no parque municipal, mas você não era nem nascido! Não, muito obrigado! Parabéns pela proposta! Daqui a pouco vai chegar mais gente! Isso é um trabalho de escola e vim aqui! Eu não sei o meu CEP de cor... posso te dar o endereço de outra pessoa pra receber pra mim? Carta é coisa do século passado. Eu só quero saber o que significa isso. Ah: lambe e você o outro lambe! Eu não sei escrever direito, a minha letra é feia... Arte pode ser feia sim!!! Falou que é de graça é comigo mesmo... Tem exposição aí dentro? Mas vocês vão mandar a foto mesmo?"


Nenhum comentário: