agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

terça-feira, dezembro 11, 2012

IMAGINE

Imagine: All the people living for today... Não, imagine só, viva o agora... Sábado, na Gruta!, o Obscena agrupamento misturado com Marcelo Veronez e Milena Torres em um pocket show performático, poético/sonoro, feito na vontade de se fazer, de se viver o que já era desejo, que já acontecia em outros nichos sutis de sensações. Ultrapassou fronteiras, quebrou demandas, expectativas e mexeu comigo antes, durante e depois. Foi um show de encontros de passagem, como o nome da casa que nos abrigou. A primeira semana de dezembro começa quente, cansativa, muito pesada, por causa de todo o fluxo deste ano de 2012 - não consigo me desvencilhar do calendário chinês, por conta desta relação com o ícone, signo, símbolo, do réptil mágico, associado a este ano - a MACUMBA começou! De repente nos vimos tomados por oxum,mãe d'água, e a coisa começou a fluir, as ideias surgiram e algo novo se deu entre aquelas pessoas zumbis, o calor do final de semana foi memorável, que decidiam se usavam uma carta de caio fernando abreu ou se eu tomava coragem para ler elisa lucinda - pau feliz-, a todos que estavam, ali, a nos olhar com olhares curiosos, felizes, iluminados - por ver aquele tanto de pessoa em cima de uma palco e que ficou pequeno. Tantos energias que vibravam com aqueles corpos, dispostos, que cantavam junto, dançavam e celebravam, rindo por não acreditar em nossas provocações. Puta que pariu, que pau duro! E só de lembrar de Milena lendolinda seu poema, de forma tão doce e singela, falando de verdade, do coração, coisas nuas, suas, de você, que me lê! Coisas que são comuns a todos... Impressionante como é a mistura de poesia e música, como é gostoso dançar poesia e cantá-la como música. O Marcelo Veronez e sua agilidade em pegar tudo rapidamente. Chegou em pouco tempo já estava com todo o roteiro cantando e dançando. Enfim, tudo o que nos aconteceu foi maravilhoso, conseguimos fazer com que tudo fosse feito de forma leve e despretensiosa, lindo de ver todos, fiquei muito feliz de fazer parte de uma rede que possui pessoas tão amáveis e carinhosas, amigáveis e queridas. Fico feliz de agenciar estes encontros maravilhosos, que são de passagem só por causa da casa de passagem, que é tão deliciosa. Pois amores, afetos e carinhos são para sempre e como diz uma grande amiga: "Delícias podem todos os dias!" Deliciem-se!

Um comentário:

Clóvis Domingos disse...

Fred que belo relato, fiquei tocado por suas palavras....que delícia essa tua percepção de "dançar poesia", isso é puro maravilhamento! Imagino...Estou imaginando. Belo acontecimento.Imagine!!!