agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

segunda-feira, novembro 12, 2012

MULTIPLI-CIDADES: UM PROGRAMA OBSCÊNICO



Intervenções urbanas/performances de rua, mostra de processo criativo, conversaredonda e lançamento de livros.     
Toda a programação cultural é gratuita.
Endereço do Centro Cultural da UFMG: Avenida Santos Dumont, 174 - Centro
                    

DE 21 A 24 DE NOVEMBRO DE 2012

21 de novembro, quarta-feira
Ondas:
Participação do Obscena no projeto Música e Poesia do Centro Cultural da UFMG  - Fragmentos do percurso da montagem Ondas, livremente inspirado no romance As ondas de Virginia Woolf.
Onde: Centro Cultural da UFMG
Horário: 20:30h

22 de novembro, quinta-feira
Intervenções coletivas:
Cadeiras
Surra D´água
Onde: centro de Belo Horizonte
Horário: período da tarde

23 de novembro, sexta-feira
Performances individuais:
Engaio Lados
Manifestos em ação
Onde: Praça da Estação e arredores
Horário: manhã e tarde

24 de novembro, sábado

Lançamento de Livros:
corpoemaprocesso / teatro desessência de Clarissa Alcantara, pós-doutora em Teoria Literária (UFSC) e Psicologia Clínica (PUC/SP). Num corpo físico feito em pedaços, há um corpo unido, como o corpo sem órgãos que se expressa em Antonin Artaud – autônomo e anônimo ele se dá um pseudônimo suspenso num paradoxo indissolúvel. Uma práxis/teórica que se executa numa tese de doutorado, arriscando outros campos possíveis à arte da performance.
Persona Performática de Ana Goldenstein Carvalhaes, mestre em Estética e História da Arte (USP). O livro é um percurso que constitui um aprendizado, “um caminho a se aprender, mas não naquele sentido de quem sabe versus quem é ignorante. É um guia sem segurança, sem fim ou princípio.  
Onde: sala 3 - Centro Cultural da UFMG  
Horário: 15h às 16h30

Conversaredonda "Performance: corpo-pensamento"
Clarissa Alcantara, Ana Goldenstein e Obscena Agrupamento
Onde: sala 3 - Centro Cultural da UFMG
Horário: 16h30 às 18h




MultipliCIDADES, A FESTA
Festa de Encerramento do Programa Obscênico e da Mostra Cantautores
Atrações: 
Obscenidades na Pista (na discotecagem: DJota, DJ Frida e DJ Shaitemi Muganga, com interferências visuais de Aindadá)
Show da Banda Tião Duá (Luiz Gabriel Lopes, Gustavo Amaral e Juninho Ibituruna)
Quando: sábado (24/11)
Onde: Gruta! - Rua Pitangui, 3613 loja C - Horto
Passagem: R$ 10,00
Horário: 22h



INTERVENÇÕES URBANAS/PERFORMANCES DE RUA
Cadeiras
A intervenção coletiva CADEIRAS é uma experiência da corpografia urbana. Trata-se de um uso ampliado das cores, palavras, ruídos, textos da literatura, silêncios e formas na/da cidade. Uma intervenção que se propõe a destacar, juntar e recriar variadas composições corporais e espaciais, colorindo as ruas. Tais composições desenham inusitadas geometrias que podem afetar a percepção dos transeuntes.

Surra D´água
Como as palavras se corporificam na violência das águas? A partir dessa questão, o coletivo Líquida Ação propõe uma leitura em ambiente urbano. Uma leitura alterada, modificada. Um diálogo de corpos textos líquidos.
Proposta realizada pelo Obscena Agrupamento dentro do projeto virtual Trânsitos Performáticos: alimentando a rede.

Manifestos em ação
Ações simultâneas formam um ato performativo e micropolítico sobre a situação dos índios Guarani Kaiowás no Brasil. As ações foram inspiradas no gesto poético “o espaço do silêncio” proposto pelo artista visual Artur Barrio. Uma metáfora do silêncio como ferramenta de indignação em relação ao genocídio que vem ocorrendo com os índios no Brasil há 512 anos.

Ações:
O espaço do Silêncio - Nina Caetano
O suicidado - Leandro Acácio

Engaio Lados
Prática criativa que faz nascer um corpo em intensa relação com o seu fora, no seu livre jogo com as sensações. Um corpo que, no passeio pela cidade, raspa as linhas duras do mundo, denuncia um rosto e aventura-se no desconhecido, percorrendo uma cidade incerta e cheia de conexões.
Performers: Joyce Malta e Matheus Silva




Nenhum comentário: