agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

sexta-feira, maio 18, 2012

Ritual de cura

QUANDO A ÚLTIMA BUZINA DOS BÊBADOS SOAR LONGE, ABRA SEUS OLHOS. LEVANTE-SE. CERTIFIQUE SE OS APARELHOS DESLIGARAM. ACENDA A LUZ. ACABADO O RECOLHIMENTO DAS ROUPAS, APANHE A TOALHA. DEIXE O MÍNIMO DE LUZES ACESAS. PASSE PARA A ÂNSIA. CUSPA AS PLACAS AMARELADAS QUE SE DEPOSITARAM AO LONGO DAS ÚLTIMAS HORAS. PENTEIE FORTE OS CABELOS. FIQUE NU. PERMITA QUE A ÁGUA GELADA EXPANDA SEU CORPO, DEIXE AGIR NOS RINS E NAS AXILAS. NÃO MOLHE A CABEÇA E NEM AS COXAS, NEM O SEXO. O SUSPIRO TE FAZ LEMBRAR DE ONDE VEIO. COM O CORPO SECO PASSE PARA A OLEAÇÃO; OS OSSOS DA CABEÇA DEVEM ESTAR BEM FIRMES. SENTE-SE. OUÇA A CAVIDADE BUCAL PRONUNCIAR OS PRIMEIROS SONS DO DIA E VÁ SE LEMBRANDO DE SUA VIAGEM, DO QUE VEIO FAZER AQUI. ISSO DEVE DURAR CERCA DE 15 MINUTOS. ENTÃO VÁ PARA O PRÓXIMO PASSO: AS NUVENS SE AJUSTAM À SUA ALTURA. O INFINITO COMEÇA A CONVERSAR COM VOCÊ. COM FORTES BOMBEAMENTOS NA REGIÃO DO UMBIGO, A DESINTOXICAÇÃO SE INICIA. UM PROFUNDO PROCESSO DE LIMPEZA E CURA SE INICIA. TUDO ISSO POR CAUSA DO SILÊNCIO. ENTÃO, TERMINA CONVERSANDO COM O INFINITO - AGORA É VOCÊ QUE SE DIRIGE. DEIXE QUE TUDO ACONTEÇA.

2 comentários:

Clarissa Alcantara disse...

sonhador integrado: sonho real. desejo de acontecimento, acontecimento molecular. Epifania! - "quando um pensamento inspirado e iluminante acontece, divino em natureza."

Clóvis Domingos disse...

Gostei muito da parte: AGORA É VOCÊ QUE SE DIRIGE. Nesse trabalho do Saulo, o recado para mim é: AGORA VOCÊ QUE SE CURE!!!