agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

sexta-feira, maio 11, 2012

Pensando nisso e naquilo

O pensamento é ato criador, diz Clarissa. Nascido numa roda do N3Ps, o jogo "Pensando nisso..." ganha aditivos, esquecimentos, outras regras. Como invadir o fora obscuro da cena? 
O jogo: Todos jogam os dados. São 11 participantes, logo 11 dados. A soma dá no máximo 66 e no mínimo 11. Quem sair com o menor número lança a questão, sua pergunta. Esta pessoa tem um tempo razoável para a elaboração da questão/pergunta. Todos jogam os dados e então somam-se os números. Esta soma é o tempo para todos lançarem suas impressões, sensações, respostas... Ao fechar a rodada com todos os participantes, este também é o tempo para uma fala de todos ao mesmo tempo. Assim finalizados, tem-se o tempo de 05 minutos para mais um aprofundamento/deslize sobre a questão.   



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