agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

sábado, dezembro 17, 2011

Poéticas do Imediato

Numa conversa com a obscênica Erica Vilhena, ela trouxe uma definição muito interessante sobre a forma de trabalho do Obscena: "nós trabalhamos no IMEDIATO". Isso ficou na minha cabeça e depois comecei a pensar mais demoradamente sobre tal afirmação.

Sim, atuamos no Imediato, no instante, no risco. Quando temos uma imagem ou ideia nos lançamos.
Mergulhar sem rede de proteção. Isso é o imediato. Senão fica muito no mental, no conceitual e não fazemos a experiência.

Vamos para a rua sem muita preparação ou conceito pré-definido, até porque na prática e no encontro/provocação com os espaços e as pessoas, é que as coisas se revelam. Não dependemos de figurinos, textos ou qualquer produção muito elaborada, nosso objetivo é fazer acontecer algo a que nos propomos...senão perdemos o bonde!

O que não quer dizer que o Imediato nos acompanhe o tempo todo. Sempre avaliamos as experimentações, perceber as forças, fragilidades, o que acontece, os sustos etc, tudo isso é PERCURSO DE PESQUISA.

O que soaria como imediatista ou apressado ( o que também é) eu traduzo como URGÊNCIA DE DESEJO. Muitas coisas nasceram e foram depois aprimoradas e aprofundadas devido a uma ação imediata. Isso também me remete a precipitar, isto é, nem sempre dá tempo de termos certeza para nos decidirmos a fazer algo. A vida acontece no RISCO e no SUSTO. Em nossas ações convivem simultaneamente o acaso e a determinação. Sempre uma atitude atencional, uma amplitude de percepções.

Há uma infinidade de significados para IMEDIATO:


Leio essa lista de palavras e ao mesmo tempo penso em várias ações do Obscena que se encaixam nela. Gosto de "palpitante" e "de repente". Já "inesperadoimprevisto" acho lindo e parece ser o que acontece quando alguém se depara com uma de nossas ações. "Contínuo" deve ser porque na ação a gente continua uma ideia ligeira que nos visitou... e "manifesto" é também muito bom, porque algo que surgiu pôde ser manifestado, vivenciado, acolhido e colocado à prova...

Erica, sim, fazemos no IMEDIATO, mas não somos "imediatistas", não queremos resultados rápidos ou respostas superficiais, pelo contrário, queremos processos vivos, desafiantes e palpitantes....não queremos certezas, queremos aventuras, dúvidas e sempre novas leituras do que vemos, fazemos e tentamos provocar com nossas pesquisas.

2 comentários:

Erica, a Nêga Regina. disse...

Ei Cró! Foi com imenso orgulho que soltei este 'imediato', como te disse ele foi dito na conversa com as mocinhas da Cia Urucum no fechamento da nossa 'residência artística' e com este termo eu desejei sintetizar nossa ação como agrupamento, como cidadãos e como artistas que estão desejosos de encontros, atravessamentos e interrupções e quase nada preocupados com preparação e inspirações romanescas... não creio mas que elas existem, bem, existem, mas não creio! Creio no aqui e agora! Creio em mim e em vocês, na rua, na casa e na fazendo, produzindo ações/situações que desconstroem o hábito, o conhecido o inquestionável. Eis meu orgulho: agir! O erro iminente: ser imediatista! O equilíbrio: fazer e avaliar, sempre! Obrigada GRANDE AMIGO, TE AMO!

Clóvis Domingos disse...

Erica amada, você me inspira sempre e com você realizo importantes trocas e oportunidades. Vamos continuar juntos!!!
Muitos besos...