agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

quinta-feira, outubro 04, 2012

TU ME COLOCAS AS ASAS? Trecho de meu diário de prazer

Para finalizar algumas reflexões e percepções do Sonoridades Obscênicas (fizemos três vezes a experimentação desse trabalho), publico um trecho escrito antes da última apresentação/presentação que foi na CASA DE PASSAGEM no último sábado e foi uma noite deliciosa!!!

"casa de passagem, são 21hs, escrevo antes de colocar o figurino meio anjo, meio demônio, tem gente se trocando, gente afinando os instrumentos musicais e gente conversando... hoje será uam noite ímpar, mais uma vez mexemos no roteiro geral e acrescentamos coisas: momento citação-homenagem à hebe camargo, que será o momento selinho (beijinhos); momento transa (um poema que escrevi no blog e leandro quer falar), fora as calcinhas no momento wando, que faz o maior sucesso... o que muda nesse espetáculo agora num espaço-bar? acho que pede mais dinamismos nos textos falados, atenção nos "crescentes" de algumas partes do show; cuidado para os sons e as nossas vozes não competirem demais e tudo ficar gritado. um "open space" (espaço aberto) dentro desse trabalho o deixa livre, arejado, arriscado e sempre novo e atual.


o que é uma depressão pós-dramática? é uma sensação de alegria, de afirmação de vida, de "depois do choro, da lamentação, da queixa".Outra performatividade política presente hoje: o roteiro colado na parede e de frente para o público. tudo à mostra, nada a esconder...eu falo e leio segurando as folhas de papel, ato que acontece, ensaio/acontecimento aberto. achei o par de luvas pretas da clarissa que eu perdi. ah, outra coisa nova, a projeção de videos da irmã joana e laila dominique antes do trabalho....novas personagens entram em cena? presenças virtuais especiais.

encontro clarissa e pergunto: tu me colocas as asas? e ela: sim, te coloco asas que nem read bul. daqui a pouco voaremos.

diário de prazer, bh, noite, 29 de setembro".

Nenhum comentário: