agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

terça-feira, outubro 04, 2011

Os Irmãos Lambe e lambe


No regionalismo brasileiro o lambe-lambe é um fotógrafo ambulante que geralmente fica postado em praças e jardins públicos. Em Belo Horizonte a profissão vem sendo pouco a pouco extinta, com a proibição da atuação dos lambe-lambes na vida urbana. Motivados por essa inspiração aliada a toda discussão e prática fomentada pela pesquisa do Obscena – sobre novas formas de ocupação e revitalização (concreta e imaginária) de espaços públicos/privados da cidade – realizamos a intervenção urbana “Lambe-lambe”, ou, como gostamos de brincar os “Irmãos Lambe e lambe”. Brincadeira que vem do fato de que eu e meu amigo Clóvis, proponentes da intervenção, sermos muitas vezes confundidos como irmãos, devido nossa parecença. Um o retrato do outro.

Por essas e outras, nosso “Lambe-lambe” consiste na ação de... fazer retratos. E em uma cadeia de desdobramentos, as imagens são depois reveladas e enviadas pelo correio às pessoas fotografadas com uma carta por nós assinada.

Na mise en perf da ação vamos trajados a caráter (numa alusão às avessas do black tie). Para a foto, nossos convidados são sentados à frente de um quadro com o título/manchete “PROCURO-ME”*, como se fosse uma página de um jornal poético-lírico-sensacionalista. Antes do momento do clique, Clóvis pergunta ao fotografado: Qual seu local preferido na cidade? Para nós a pergunta sugere novas perspectivas na atitude de PROCURAR, que migra do EU lírico e reflexivo para EU relacionado ao espaço urbano: territorialidades de fluxos e de afetos/afetações.

Assim como a imagem, a resposta a essa pergunta traz vozes com sentimentos e pensamentos íntimos que muito nos interessa. Vozes que engendram um diálogo entre a intervenção em si e o participante, entre o participante e a cidade, entre a cidade e o cotidiano. “Uma clínica da rua”, tal como bem disse Clóvis.

Nessa lembrança/homenagem à figura do lambe-lambe PROCURAMOS um fragmento da paisagem urbana, um pedaço da cidade, uma vida arrancada do anonimato pelo retrato falado da fotografia.

Uma revelação: Gosto muito do modo como o nosso parceiro do Obscena Matheus pensa. Em uma de nossas conversas ele disse que a fotografia não revela, mas sim desvela. Desvelar tem um sentido muito bonito de cuidar/zelar pelo outro, por uma situação, um ser. Talvez, seja isso também o que a intervenção “Lambe-lambe” PROCURE: desvelar para ressaltar, no bom trato da reprodução de uma memória e de uma imagem.

* O quadro "Procuro-me" faz parte da obra "Tropicália ou Panis et Circences" de Ana de Oliveira.

13 comentários:

Nina Caetano disse...

muito interessante essa idéia do revelar desvelar: plena, me parece, dos fluxos afetivos que atravessam esse trabalho que busca criar, na cidade, uma ação (reação?) sensível e lúdica.
procuro-me!

Clóvis Domingos disse...

Leandro querido, estou emocionado! Que belo relato! Sim, nossa ação deseja des-velar, cuidar da cidade e dos habitantes dela. Re-velar as paisagens humanas, faces dos moradores, valorizar suas presenças e reforçar que somos nós a CIDADE.
Que bom ter você nessa empreitada tão afetiva e necessária. Obrigado por compartilhar essa "clínica da rua". Abraços, Clóvis.

Anônimo disse...

Howԁу I аm so grаteful I found yоur weblog,
I really found you by error, whilе I was rеsearching on Asκjeеve fοr something else, Anyhow I am hегe
now and ωould just like to say thanks a lot for a mаrvelous poѕt аnd a all round intеresting blog (І also lоvе the theme/desіgn), I don't have time to go through it all at the minute but I have book-marked it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the awesome work.

Also visit my web page V2 Cigs Reviews
Also see my web site > just click the next website page

Anônimo disse...

Maгvelous, what a wеb site it is! This webpage presents useful
facts to us, kеep it up.

Hеrе is my web page; simply click the up coming webpage

Anônimo disse...

Good ρost. I learn somеthing nеw and challenging оn websitеs I
stumbleupon on a daіly basis. It wіll always be intereѕting to reаd агticles from otheг
wrіters аnd use somеthing from theіr websites.


my blog post vbcode.irecog.com

Anônimo disse...

Good day! This is my first νіsit to уour blog!
We are а tеam of vоlunteers аnd stаrtіng a
nеw initiаtіve in a cоmmunity in thе same niсhe.
Yοur blog proѵidеd us useful іnformаtіon to work οn.

Υоu have ԁone a marνellouѕ job!



my webpagе ... hebem.ath.cx
My site: http://wikidrogas.org

Anônimo disse...

WOW just what I was looκing for. Camе here by
sеarching for acordo

Feel frее to surf tο my ѕite ::
vmpbx.com

Anônimo disse...

Τhis is a tορic whіch is near
to my heart... Thank you! Exactly ωhere arе your contact details though?


my webpage simply click the up coming website page
Also see my site: Mouse Click The Next Web Page

Anônimo disse...

Hey thеre! Somеone in my Myѕpaсe gгoup shared this site with
us sο I сamе to take a look. I'm definitely loving the information. I'm bоok-marking and will be tweeting this
tο mу followers! Οutѕtandіng blog and gгeat style аnԁ
design.

my blοg post :: V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Ridiсulous quest thеre. Whаt hapрenеd after?
Takе care!

My pаge; diamondlinks review

Anônimo disse...

At$fifty-$one hundred OBD-II scanners are unquestionably well
well worth obtaining. This clearly suggests that connection speeds are inadequate with this protocol.



Here is my homepage - http://lbartists.com/blog/view/27383/scanner-obd-2-manner-6

Anônimo disse...

Inner Circle Program

Stop by my web-site ... ab circle pro

Anônimo disse...

Using ingenious technology and innovation the Romans made an Empire that withstood the test of your time.
She invites one to visit her site where she'll share a proven method to start an business
online. " The company sees innovation as considered one of its core organizational competencies.

My homepage; babka jajowata wikipedia