agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

domingo, maio 08, 2011

Incursão no corpo invadido pelo Y



Trabalhos do dia 02/05 - início de nossa incursão no corpo invadido pelo Y

O interesse pelo útero me pegou de jeito quando devaneava ao longo da Guaicurus e ao chegar no Terminal Rodoviário me deparei com uma mãe de uns 20 e poucos anos com seus 5 filhos. Eles se organizaram em torno das malas, como num ninho e ela sentada na lanchonete os examinava vez em quando. Havia muitas barrigas estufadas pelas ruas do baixo centro, mulheres muito novas e já sobrecarregadas de filhos e eu, no auge dos meus 31 a perguntar-me: _Que produção incessante é essa de mais e mais seres humanos? As mulheres estão abestalhadas? Cadê o nosso cuidado e autonomia sobre nossos corpos?

Essa histeria espalhada pela cidade me colocou na busca de mulheres sem úteros, muito mesmo para entender a ausência deste potente órgão e suas reverberações na construção do feminino.

"Aos 29 anos ela descobriu a invasão do Y em seu organismo, o médico a olha admirado e pergunta: _Como se sente sendo um homem?
Ela o retruca:_Uai?! Acho que vou pro Fantástico, né?!
Na adolescência constataram a ausência de órgãos internos femininos e nada mais se procuraram, uma vez que a menina se tornou moça perfeitamente, sim e sendo um HOMEM, é isso o que ela é. Com tetas fartas e quadris largos ela caminha do alto dos seus 1,80m e quem a vê não diz, ou talvez diga, e sim ela é um HOMEM = altas taxas de testosterona, um testículo necrozado, retirado às pressas, ausência de órgãos reprodutivos internos femininos - síndrome de morris"

Viajei com esta mulher para no norte de minas e pelo caminho contamo-nos nossas vidas, ganhei um presente, viva os devaneios! Estamos trabalhando todas as 2ª feiras, no CCUFMG, construindo ações e histérias, isso mesmo, histérias para serem contadas e recortadas. Queremos expor a invasão deste Y em sua construção e ressaltar as alterações que os hormônios femininos estão provocando nesta homemulher.

MINERAL - CRISTAL LEITOSO = silêncio, quietude, potência, aceitação.
LUVAS CIRÚRGICAS = visitas constantes ao médico, cirurgias, relação com a corpo; transformação/resignificação de objeto.
FITA CREPE = inseparável.
GIZ BRANCO = relação com a educação; processos fantasiosos mais ricos devido a ausência de livros?
PEDIDO DA ATUANTE: sapatos masculinos e 01 par feminino, 'anos 30', tamanho 50.

HORTA
ANOITECER
SORRATEIRO
ILÍCITO
SAPATOS, MUITO SAPATOS.

3 comentários:

Clóvis Domingos disse...

Erica, que bom ter seu retorno ao blog. Quantas coisas interessantes! Quero muito acompanhar tuas pesquisas.

Clóvis Domingos disse...

Erica, adorei a postagem, que pesquisa bacana!!!! Bom retorno ao nosso blog!!!!

Saulo Salomão disse...

.... buscar a alma, tenho acreditado com firmeza, que nela encontramos as respostas... ser homem ? mulher? homem com alma de mulher? ... fico pensando... até onde vai nossas escolhas? ou já chegamos `destinados` ?