agrupamento independente de pesquisa cênica
Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.
São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.
Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.
A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.
sábado, junho 20, 2009
CLASSFICADOS E A SÍNDROME DO PEQUENO PODER
ONTEM FIZEMOS UM NOVO PROCEDIMENTO, AS PESSOAS DESTA VEZ, ESTAVAM MAIS DISTANTES QUE A PRAÇA SETE, COMEÇAMOS A MONTAR O NOSSO MATERIAL: CARNES MUXIBENTAS, CORPOS PROSTITUIDOS, CLASSIFICADOS (VER A POSTAGEM ABAIXO). AS PESSOAS COMEÇARAM A SE APROXIMAR. DIDI E PATRICIA COMIAM RAÇÃO, PUNHAM CARNE CRUA, ANIMALIZARAM-SE. APÓS ISTO, LIAM OS CLASSIFICADOS E FAZIAM POSES, POSES DE VENDA, POSES DE PRODUTOS NA VITRINE, POSES DE QUANTO VALE? SILENCIO E POSES. PATRICIA LÊ O PRIMEIRO CLASSIFICADO: LEILA: TRABALHA, COME, PROCRIA, TRABALHA , COME, PROCRIA. NARRA LEILA, SE TORNA A LEILA. DIDI SE OFERECE. COMEÇA A CORRER: CLASSIFICADO- JORGE TRINTA ANOS, ATLÉTICO. DIDI DIZ: TENHO QUE EMAGRECER, E CORRE. TENHO QUE EMAGRECER! TENHO QUE EMAGRECER! TENHO QUE EMUDECER.
COMEÇA UM INTENSO JOGO DE NARRATIVAS, DEPOIMENTOS PESSOAIS.INTERFIRO ATRAVÉS DAS NARRATIVAS. ESCREVO CLASSIFICADOS PRESENTES PARA INTERFERIR NO JOGO. UMA MULHER CONFUNDE A PATRICIA COM PROSTITUTA. A OFENDE, INSTIGA AS COLEGAS A OFENDEREM TAMBÉM. O LIMITE DO REAL É, POR POUCO TEMPO, INSTAURADO.
OS GUARDAS MUNICIPAIS VÊM: CINCO POLICIAIS PERGUNTAM O QUE ESTÁ ACONTECENDO. EXPLICO UM A UM QUE É UMA INTERVENÇÃO. INSATISFEITOS ELES PERGUNTAM NOVAMENTE, E NOVAMENTE, E NOVAMENTE. DESEJAM QUE A GENTE SAIA DE LÁ.
O ENGRAÇADO É QUE UM DIA ANTES TEVE INTERVENÇÃO DE PALHAÇO. PALHAÇO PODE. CARNE EXPOSTA NÃO. NÃO PODEMOS AGREDIR AO BOM GOSTO BURGUÊS. PESSOAS PEDINDO ESMOLA E PASSANDO FOME NA PRAÇA NÃO AGRIDE O BOM GOSTO BURGUÊS. PEDEM PARA TIRARMOS OS PAPÉIS COLADOS NO CHÃO. EU ENROLO E NÃO TIRO. PEDEM NOVAMENTE. O CHEFE DA GUARDA MUNCIPAL FAZ QUESTÃO DE DIZER: SOU CHEFE! ATESTANDO SEU PODER. DIZ QUE NÃO PODEMOS SUJAR A PRAÇA (NINA PASSOU E DEIXOU SEUS ESCRITOS COM GIZ), RESPONDO CINICAMENTE: SE NÃO PODEMOS SUJAR A PRAÇA VOU TIRAR MEUS SAPATOS! PEÇA A TODOS PARA ANDAREM DESCALÇOS.
O CHEFE FICA MAIS ZANGADO E DE REPENTE EU VIRO A INTERVENÇÃO E PASSO SER O ASSUNTO MAIS INTERESSANTE. OS GUARDAS FALAM QUE PRECISAMOS DE ALVARÁ. RESPONDO A ELES SE A MISÉRIA NA RUA PRECISA DE ALVARÁ TAMBEM, OU SE JÁ FOI ACEITA PELA PRAÇA. EXPLICO PARA ELE SOBRE SEU PODERIO. ELES COMEÇAM A PRESSIONAR PARA SAIRMOS DE LÁ. TRANSEUNTES FICAM DO NOSSO LADO E DISCUTEM COM ELES. ISTO NOS DÁ MAIS TEMPO. TERMINAMOS E RAPIDAMENTE VAMOS EMBORA. NÃO PUDE DEIXAR OS CLASSIFICADOS COMO DAS OUTRA VEZES, POIS ESTAVAMOS SUJANDO O CHÃO. ESCREVI UM CLASSIFICADO SOBRE O CHEFE DA GM: FELIPE. 32 ANOS. CHEFE DE POLÍCIA. GOSTO DE MANDAR. NÃO GOSTO DE SUJEIRA. GOSTO DE PODER. GOSTO DE FODER COM OS OUTROS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário