agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

domingo, dezembro 22, 2013

Obscena também é comida

O texto a seguir é o registro de uma escrita performática que realizamos enquanto fazíamos o lanche para o encontro com os artistas residentes do Perpendicular Festival de Performance 2013. Eu, Flávia, Mateus e Lica nos revezamos entre cozinhar e liberar fluxos de consciência, presença e percepções. A performance aconteceu na casa de Lica.


"Nos encontramos agora pela manhã para prepararmos o que vamos comer juntos no encontro do Perpendicular. Encuentro. Se alimentar do sabor do produzido coletivamente. Conversas. Um encontro amoroso. Obscena também é comida. Acaso de forças misturado com uma força produzida. Performance é um ato de amor?

Colaboração. Bastidores. Extensão. Arrumar a casa para os convidados. Isso é uma festa. O Obscena é um espaço de encontros. Mexe, barulho, misturas. Um movimento que sai do eixo. Corpos que dançam. Escrevemos sobre a mesa. Farinha espalhada. Café. Xícaras coloridas. Pedaços de goiabada sobre a massa crua. Delicadezas. Isso é uma intervenção! Queremos encontrar com os outros.


Pesquisamos espaços. Pode ser público, privado, de arte, da casa, da rua, da cama e da mesa. O cotidiano é poético. As mãos sujas. Os ingredientes interferem em nossas mãos. O bolo foi para o forno. Vamos produzir o suco e o sumo? Somos onças no meio do caminho. Cozinha e performance. A verdadeira nutrição é pelo desejo. O Obscena é encontro de desejos, planetas, forças, cores, formas de arte e de vida. Leões, peixes, carneiros e escorpiões.

Lavando a louça. Ao que resistir? O que deslocar? Como trans-formar nossas histórias? Sair de cena é obscena. Deslocar do lugar de Poder. O cão chupando manga é uma máscara de carnaval. Secar o liquidificador. Confidência. Performance é uma confidência íntima e pública. Exposição humana. Sair da cena da representação e do engano e entrar na cena da presença.

Sofá azul com toalhas vermelha e verde. Afirmar a vida é produzir encontros na alegria. Trocas. Retorno feliz à casa. O combustível da performance é a vida? O bolo está cheirando e a garrafa de café faz barulhinhos de pressão saindo pela boca. Barulhos na cozinha. O sumo já foi tirado e agora vai ser batido no liquidificador até o fim. O sistema capitalista é um liquidificador? Quem é que aperta os botões?

Alguma coisa escorre. E os objetos permanecem imóveis na mesa. Coar de novo para ver o que acontece. Para ver o que aparece. O bolo está cheirando. Maravilha! O suco é o excesso de sumo. Uma hora da tarde.

Nadar contra a corrente. Performance não tem corrente, mas corre, é fugidia, é momento presente. A gordura invade a folha de papel e a mancha. Perpendicularizar é abrir canais energéticos. Afetações. Vamos celebrar o encontro?

Tudo pronto.

Consistência.
Com-insistência.
Com EXISTÊNCIAS.

E boa apetite para todos nós!..."

Nenhum comentário: