agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

sábado, março 17, 2012

Santa Maria da Mala - Ação obscena no dia 08 de Março

Foto de Thiago Franco


05 de Março de 2012.

Joca Amore,

ainda estou nas ONDAS do Experimenta-Experimenta da Gruta de ontem....momentos de plenitude, sustos e acontecimentos....corpos nômades obscênicos fluindo num mar de cores, formas e sons...Muita vida, muita presença, intensidades até agora aqui momento instante ai, que delícia!!!! Olha a delícia, sinta as delícias que sinto também daqui.

Bom que aceitou participar comigo da ação SANTA MARIA DA MALA. Voltou a imagem das bonequinhas desmembradas no teu trabalho do BABY-DOLLS e acho ótimo tudo isso se re-linkar noutra parceria e criação. Então provocaremos a cidade com malas e pedaços de corpos femininos, um pouco em memória ao crime de mais de 80 anos com a Maria Féa, e também porque infelizmente continuam esses crimes bárbaros contra as mulheres. E a ação no dia 08 de Março, junto à MARCHA MUNDIAL DE MULHERES, vai ser mais uma colaboração nossa. E também vamos jogar com o espaço, a cidade, as placas e corpos proibidos dos outros obscênicos.

Então, só pra lembrar: duas malas, roupas brancas, pedaços de manequim e pensei também em bonecas de plástico, panos branco e preto e jornal do dia.

Faltou mais alguma coisa?
Pensei da gente fazer a ação com muita calma, dando tempo de se formar uma imagem para os passantes.....

Bjos,
Clóvis.


Desenhos de Leandro Acácio após exposição de ideias


07 de Março de 2012-03-17.

oi clovito,

que bom!

muitas ondas ainda por aqui....

obrigada pelo convite, um prazer. as imagens estão em minha cabeça desde a última quinta. hoje separei um jornal: em 3 anos, 454mil mulheres são agredidas

levarei nosso materiais. hoje já saio da gruta com a sua mala achada para caminhar com ela amanhã.

bora lá, pra rua.

um beijo,

Joyce.


13 de Março – depois da ação realizada:

Joyce querida,

fiquei avaliando a nossa ação do dia 08 de Março. Nossa, foram intensidades muito diferentes, né? As coisas foram "esquentando" aos poucos e chegou num acúmulo poderoso e perigoso com a gente (do OBSCENA) correndo feito loucos na frente da Marcha e se jogando no chão e abrindo as malas revelando pedaços de corpos femininos.

Foi uma manifestação cênico-performática muito potente, com uma dimensão plástica também, a tensão dos corpos, o congelar das imagens dando tempo para as pessoas criarem suas leituras. Tudo muito bom...

Legal termos "jogado" com o Leandro (sintomático porque ele inclusive delirou com nossas ideias e desenhou alguns esboços da ação), com as performers ( A Leticia Castilho com a burca, a Lica com a classificação zoológica da mulher; a Luciana Cesário caminhando com aquela costela nas costas), com o espaço, entre nós mesmos. Aconteceram COMPOSIÇÕES OBSCENAS, travestidas, provocativas, invadimos aos poucos a cidade, criamos interrupções, afrontamos lugares como lojas e pontos de ônibus, percebemos os lugares de PASSAGEM e os espaços de CONCENTRAÇÃO. Houve escuta, cuidado e jogo.

Saí enlouquecido da ação, fiquei vigoroso, emocionado, sou também mulher. Tenho observado que a cidade tem se tornado espaço de diferentes manifestações. E mesmo na arte, não se trata de ser moldura ou palco, em nosso trabalho de intervenção, é TERRITÓRIO de conflitos, encontros, dimensão relacional mesmo. Programas de ações que se desprogramam, se de-compõem e provocam acontecimentos.

Em duos, trios e num momento mais coletivizado, atuamos e reconfiguramos ações, criando um mosaico de paisagens que habitaram a cidade naquela tarde do dia 08 de Março. Pura rede de afecções. Eu tremia muito...

E o que você achou do trabalho?

bjos,

Clóvis.

3 comentários:

Leandro Silva Acácio disse...

Clóvis e Joca,
Emocionante ler agora sobre o processo de construção e a avaliação da Santa Maria da Mala. O jogo criado entre nós (desde a preparação no CCUFMG) deu todo o norte para a caracterização da noiva que propus. De fato, a ação foi potente, porosa para trocas, interferências e diálogos entre os obscenos. Foi tão forte que até chorei.

Leandro Silva Acácio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clóvis Domingos disse...

Leandro querido,
uma rede tecida de desejos, uma trama, imagens, paisagens, nós à flor da pele....Fomos nos aquecendo por dias e na hora da ação explodimos feito BOMBA de vida, calor, corpos obscenos em pura combustão.