agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

quinta-feira, novembro 25, 2010

CONVITE DE DEFESA DE MESTRADO DE CLÓVIS DOMINGOS

O Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG

Tem a honra de convidar para defesa de Dissertação de Mestrado

TÍTULO: “A CENA INVERTIDA E A CENA EXPANDIDA: projetos de aprendizagem e formação colaborativas para o trabalho do Ator

CANDIDATO: Clóvis Domingos dos Santos

ORIENTADOR: Prof. Dr. Antônio Barreto Hildebrando

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Denise Araújo Pedron – titular- PUC/MG

Prof. Dr. Fernando Antonio Mencarelli– titular–EBA/UFMG

Prof. Dr. Luiz Otavio Carvalho Gonçalves de Souza – suplente - EBA/UFMG

Prof. Dr. Maurílio Andrade Rocha – suplente - EBA/UFMG

LOCAL: Escola de Belas Artes

Av. Antonio Carlos, 6627

Campus Pampulha - Tel (31) 3409-5260

http:// www.eba.ufmg.br/pos

Dia 26 de novembro de 2010, (sexta-feira) às 10:00 horas no espaço vermelho do prédio de Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais

3 comentários:

Nina Caetano disse...

amore!!!!
tenho certeza de que você vai arrasar amanhã! muita luz, sucexo e comemore bastante...
beijos

Nina Caetano disse...

ai, que orgulho do meu amigo mestre! profundo, bem escrito... arrasou, clovito!

Clóvis Domingos disse...

Nina,
tudo começou com os teus grupos de pesquisa sobre colaborativo na UFOP, e que bom que nossos diálogos continuam até hoje.
E TEM MUITO MAIS PELA FRENTE!!!!
Clóvis.