agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

sábado, outubro 24, 2009

A MINHA EXPERIÊNCIA NO SÃO JERÔNIMO

HOJE FUI AO SÃO JERÔNIMO E COMO NÃO SEI SEPARAR A RELAÇÃO DE PESQUISADOR NO OBSCENA E A MINHA FORMAÇÃO DE ARTE-EDUCAÇÃO, PERCEBI PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS NO PROCESSO, EXPLICO: ACREDITO QUE AS REVERBERAÇÕES FORAM MAIORES PARA MIM QUE PARA AS MENINAS, POIS AS MESMAS SE INSERIRAM COM O LUGAR DE INTERAÇÃO E DESPOJAMENTO, E ACREDITO IMENSAMENTE QUE O TRABALHO TEATRAL É UM PROCESSO COGNITIVO TAMBÉM, E REALMENTE EU NECESSITARIA DE MAIS TEMPO, PARA HAVER UM PROCESSO DE EVOLUÇÃO NAS QUESTÕES QUE DESEJO PONTUAR. AS QUESTÕES QUE FALO SÃO REFERENTES AO UNIVERSO DA MULHER, DERIVANDO VÁRIOS SUB-ITENS , DO QUAL, ACREDITO, QUE DEVERIA HAVER UMA PREPARAÇÃO. INFELIZMENTE, ESTE TEMPO EU NÃO POSSUO AGORA, OU PELO MENOS NÃO ESTOU DISPOSTO A UTÍLIZÁ-LO POR TER OUTRAS QUESTÕES MAIS SALIENTES NESTE MOMENTO. MAS ACREDITO QUE, MAIS QUE O LUGAR DA MINHA PESQUISA, A LINGUAGEM TEATRAL SENDO INSERIDA NAS MENINAS COMO FORMA DE ARTE-EDUCAÇÃO, TERIA UM RESULTADO MAIOR NO PROCESSO DE CRÍTICA E CONHECIMENTO COM AS MENINAS.
BEM, ISTO A PARTE, QUERO DIZER QUE FOI MUITO PROVEITOSO E AINDA NÃO SEI EM QUE EXATAMENTE TAL EXPERIÊNCIA IRÁ ACARRETAR. RESSALTO A IMPORTÂNCIA DO SAULO ESTAR AO MEU LADO, POIS SEU CARISMA COM AS MENINAS FIZERAM PRATICAMENTE TODAS PARTICIPAREM, E TAMBÉM PORQUE ELE ME APOIOU EM TODOS OS SENTIDOS.
PROCEDIMENTO:
ESPALHEI FIGURINOS FEMININOS NA SALA, DESDE LINGERIES, OU ALGO MAIS SENSUAL E "FEMININO", ATÉ ROUPAS MAIS LÚDICAS, COMO AS DE BAILARINAS, OU DE SENHORAS E AS DEIXEI EXPERIMENTAR AQUELES MATERIAIS. A RELAÇÃO DELAS COM AS ROUPAS É IMEDIATA, POIS AS MESMAS QUEREM SAIR DAQWUELE AZUL E BRANCO DIÁRIO QUE UNIFORMIZA A IDENTIDADE E, AO MEU VER, AS TRANSFORMA EM NÚMEROS.
DEPOIS COLOQUEI OS CLASSIFICADOS À DISPOSIÇÃO, EM UMA RELEITURA DE CLASSIFICADOS DE JORNAIS, E DE DESEJOS. ELAS LERAM , RIRAM, E AS PARTES QUE HAVIA APELO OU SUGESTIONAMENTO SEXUAL FORAM AS PARTES MAIS FALADAS. PEDI PARA ELAS ESCREVEREM COMO ELAS SE CLASSIFICAVAM, E QUAL O RÓTULO QUE ELAS ENXERGAVAM, OS RÓTULOS POSTULADOS PELOS OUTROS. ELAS ESCREVERAM , A PRINCÍPIO, TIMIDAMENTE, E POSTERIOREMENTE COM ÊNFASE. NÃO SENTI A NECESSIDADE DE FOTOGRAFAR, POIS ERA UM MOMENTO ÍNTIMO,ACREDITO QUE QUEBRARIA ESTE LUGAR DEPOIMENTAL. DEPOIS ESPALHEI OS CLASSIFICADOS DE JORNAIS NA QUADRA E EM TODA ÁREA EXTERNA, DEIXANDO-AS RELFETIR E PERGUNTAREM SOBRE AQUILO. FALEI DO MEU TRABALHO E DA MINHA PESQUISA.
POSTERIORMENTE, FOMOS BRINCAR DE CORDA, DEIXEI DENTRO DE UM SAQUINHO PERGUNTAS SOBRE O UNIVERSO FEMININO E PEDI PARA CADA UMA QUE PULASSE A CORDA FALAR SOBRE AQUELAS QUESTÕES QUE HAVIA NOS PÁPEIS. ELAS LIAM E PULAVAM A CORDA POSTERIORMENTE, TENTANDO RESPONDER AQUELAS QUESTÕES. APÓS ISSO , DEIXEI-AS LIVRES COM SUGESTÕES DE MUITOS CDS QUE EU HAVIA TRAZIDO E TAMBÉM, BRINCARAM COM OS FIGURINOS.
ABAIXO REPRODUZO ALGUNS DOS TEXTOS PESSOAIS, SÓ DAREI A PRIMEIRA INICIAL DO NOME PARA NÃO HAVER CONSTRANGIMENTO:
CLASSIFICADOS:
A., QUER CASAR, SER MÉDICA, TRANQUILIDADE.
Â, VAI À IGREJA, QUER ESTUDAR, NAMORAR, SER FELIZ.
Q, BAIXA, GORDA, MORENA, MAS APESAR DE TUDO, GOSTOSA.
R., CONSTRUIR FAMÍLIA, CONSTRUIR CASA, SER ENFERMEIRA.
J., PROCURA-SE EMPREGO, NÃO TENHO CARTEIRA ASSINADA, NÃO TENHO EXPERIÊNCIA, NÃO TENHO NADA.
MORENA, BAIXA, PROCURA EMPREGO, DISPOSTA A APRENDER MAIS, PREFERÊNCIA ESCRITÓRIO.
I., MEDO DE PERDER A FILHA
E., EU NÃO SEI SE SER HOMEM É BOM , EU NÃO TENHO PINTO.
E., NÃO APRENDI NADA AQUI.
J., CAÍ NA PISCINA VAZIA, DE CABEÇA. CAIO NA VIDA DE CABEÇA.
J., EU PREFIRIRIA SER HOMEM, HOMEM NÃO AMAMAMENTA, HOMEM NÃO CARREGA FILHOS, HOMEM TEM VISITAS ÍNTIMAS.
P., QUERO IR EMBORA, TER DIPLOMA PARA DAR ORGULHO PRA MINHA COROA QUE JÁ SOFREU POR MINHA CULPA.
D., EU AGUENTO MUITA COISA AQUI DENTRO, QUERO IR EMBORA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, EU SOU UMA PESSOA MUITO GENTE BOA.

2 comentários:

Clóvis Domingos disse...

Marcelo, parece-me que foi muito interessante a tua experiência com as meninas.....muito forte esta possibilidade de se auto-calssificar, se dizer, se nomear, se inventar...e mais: questionar os rótulos e significantes dados pelo social. Nada melhor que o próprio sujeito para saber de si e reescrever-se.
Clóvis.

Anônimo disse...

com certeza Clóvis, aliás, foi baseado nas suas sugestões e da Lica que modifiquei a estrutura do trabalho com as meninas, inclusive, chegando a este formato... bjos