agrupamento independente de pesquisa cênica

Composto atualmente pelos artistas pesquisadores Clóvis Domingos, Flávia Fantini, Frederico Caiafa, Idelino Junior, Joyce Malta, Lissandra Guimarães, Matheus Silva, Nina Caetano, Paulo Maffei, Sabrina Batista Andrade e Wagner Alves de Souza, o Obscena funciona como uma rede colaborativa de criação e investigação teórico-prática sobre a cena contemporânea que visa instigar a troca, a provocação e a experimentação artísticas. Também participam dessa rede colaborativa obscênica os artistas Admar Fernandes, Clarissa Alcantara, Erica Vilhena, Leandro Acácio, Nildo Monteiro, Sabrina Biê e Saulo Salomão.

São eixos norteadores do agrupamento independente de pesquisa cênica, o work in process, os procedimentos de ocupação/intervenção em espaços públicos e urbanos e os procedimentos de corpo-instalação, além da investigação de uma ação não representacional a partir do estudo da performatividade e do pensamento obra de artistas como Artur Barrio, Hélio Oiticica e Lygia Clark.

Atualmente, o Obscena desenvolve o projeto Corpos Estranhos: espaços de resistência, que propõe tanto trocas virtuais e experimentação de práticas artísticas junto a outros coletivos de arte, como ainda a investigação teórica e prática de experimentos performativos no corpo da cidade. Os encontros coletivos se dão às quintas-feiras, de 15 às 19 horas, na Gruta! espaço cultural gerido pelo coletivo Casa de Passagem.

A criação deste espaço virtual possibilita divulgar a produção teórico-prática dos artistas pesquisadores, assim como fomentar discussões sobre a criação teatral contemporânea e a expansão da rede colaborativa obscênica por meio de trocas com outros artistas, órgãos e movimentos sociais de interesse.

terça-feira, março 12, 2013

DIÁRIO DE UM ATOR

11 de março – 2013 hoje, o ensaio começou às 14 horas. chegamos e fomos limpar o espaço, resolvemos jogar água em tudo, limpamos objetos de cena, aquela festa , com direito a balde, vassoura e cantorias. enquanto isso, na cozinha, a água estava no fogo. espaço limpo, é hora de pausa para um café. já estava tudo pronto e começamos os alogamentos, trabalhos pré-expressivos e finalizamos com um jogo. agora, já são 17h30, demos início a outra etapa. vamos assistir aos vídeos-registros dos dois últimos ensaios. é tudo tão estranho ver sua imagem refletida na parede e depois você pensa: é isso? esse é o meu personagem? esse sou eu? depois, você volta pra casa e não consegue dormir, resolve tomar nota: *próximo ensaio: levar fotocópia de uma página do livro do terceiro movimento – são oito movimentos, em "As Ondas", de Virginia Woolf. levar nas versões em português, inglês, espanhol e francês. a escolha da página pode acontecer de forma aleatória, desde que seja do terceiro movimento - que começa assim: "O sol ergueu–se ... olhando para um lado e para o outro, viam, profundamente, entre as flores, as escuras avenidas do mundo sem luz em que as folhas apodrecem e tombam".

Um comentário:

Clóvis Domingos disse...

Saulo, delícia ler esse diário de ator. Delícia ler você em nosso blog. Gosto de tua intensidade, quase escrevi: intenCIDADE, será por quê?

Quero continuar te lendo, te vendo em criação, trocando com você!

Abraços, clovis.