tag:blogger.com,1999:blog-1617371310238907258.post8997327390262647781..comments2023-10-22T12:52:53.753-03:00Comments on obscena: Procedimentos domesticados e espetacularizados?lissandra guimarãeshttp://www.blogger.com/profile/14279157293019331079noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-1617371310238907258.post-84286493245215261302009-09-30T10:47:58.061-03:002009-09-30T10:47:58.061-03:00Erica, estes momentos de crise numa pesquisa são m...Erica, estes momentos de crise numa pesquisa são maravilhosos porque decisivos para uma trans-formação do trabalho. O que não podemos perder é a força da ação e da experimentação, são elas que nos trazem novas percepções e questões. Num trabalho de pesquisa como o nosso, penso que o mais importante é estar em MOVIMENTO e não a formalização das coisas.Clóvis Domingoshttps://www.blogger.com/profile/02441721289691997553noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1617371310238907258.post-19286980264348109552009-09-29T22:30:43.752-03:002009-09-29T22:30:43.752-03:00Crovito... agradeço imensamente suas palavras. O t...Crovito... agradeço imensamente suas palavras. O trabalho por nós efetuado no dia 17/09 foi desde seu início um grande equívoco eu diria, não para justificar, mas antes para traçar junto a ti uma trajetória de ações que se configurou na ‘apresentação da intervenção baby dolls - uma exposição de bonecas’. Como todos sabem nossa última ação se dera na MIP² e desta tiramos alguns apontamentos quanto a potência da nossa intervenção. Concordamos que a ação ficou à beira da espetacularização, mas isto se deu também em OP e em São José, no Não Lugar e na Praça, guardando é claro as devidas proporções e singularidades. Percebemos que o fato da ação ter ocorrido em locais outros que não os de travessia intensa de pedestres e trânsito, resignifica o local, a ponto da formação de platéias como no caso de praças com a de São José e a da Estação. Não há intervenção no fluxo do trânsito e dos transeuntes, nossa permanência nos é concedida e consentida por aqueles que assistem a uma apresentação. O tempo de permanência no local, em OP foi tempo alargado a ponto das pessoas se sentirem confortáveis nos nichos das bonecas, domesticando-os. O Não Lugar, por ser um local explicitamente de entretenimento torna tudo o que ali se instaura como tal. E pela forma como nos colocamos no espaço, não nos víamos e isto enfraqueceu a ação. Percebo que aprimoramos esteticamente nosso trabalho, mas falhamos no exercício de ocupação espacial e de intervenção urbana. Deixamo-nos domesticar pela agenda com a qual o trabalho se comprometeu e com isso a pesquisa se conformou. O que se deu então na Praça da Estação foi a apresentação de uma forma decorada de instalação num espaço público. Desde a retirada do alvará para a sua feitura até ação em si, toda uma trajetória de atos que não são frutos duma reflexão honesta e pontual sobre o trabalho. Estamos nos ignorando, é isso? Já nos conhecemos, sabemos qual é a boneca de cada e por isso nos acomodamos no nosso nicho? Será isso de vera Meninas e Meninos, RS?! Agora, é necessário encarar a destruição, concordo contigo e como citou Bolleli, ‘a destruição é o caminho para a evolução’ e ‘o construir e o destruir são iguais em importância, pois ambos exigem alma’.Erica, a Nêga Regina.https://www.blogger.com/profile/16675618843655346797noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1617371310238907258.post-75060588865525497412009-09-23T16:37:40.344-03:002009-09-23T16:37:40.344-03:00ÓLÁ CLÓVIS, ACHEI DE MUITA RELEVÂNCIA AS SUAS PONT...ÓLÁ CLÓVIS, ACHEI DE MUITA RELEVÂNCIA AS SUAS PONTUAÇÕES. ACREDITO QUE O DESLOCAMENTO DO NOSSO TRABALHO SE MODIFICOU, PARECENDO UMA NOVA CONSTRUÇÃO, OUTRA COISA QUE NÃO O NOSSO PROCEDIMENTO HABITUAL. GOSTAMOS DA EXPERIÊNCIA POR TRABALHAR AS IMAGENS, UMA VEZ QUE SEMPRE ÉRAMOS VERBORRÁGICOS EM DEMASIA. ALÉM DISSO, FIZEMOS MUITAS CONCESSÕES AO PALÁCIO DAS ARTES, POIS NÃO PODÍAMOS EXIBIR ALGO QUE SIGNIFICASSE ATENTADO AO PUDOR, E OUTRAS FORMAS LEGISLATIVAS (QUE ÀS VEZES PARECE SIMPLES CENSURA). MAS CONCOMITANTE A ISTO, CONSEGUIMOS UM OLHAR DE COISAS QUE ESTÁVAMOS TENTANDO TOCAR, E ENCONTRAMOS TAIS ESPAÇOS COMO A ESCADARIA DO PALÁCIO DAS ARTES, O FOYER, E, DE CERTA FORMA, HOUVE UMA SUBVERSÃO, JÁ QUE MUITAS PESSOAS ESTAVAM ESPERANDO APENAS ÁS BORDADEIRAS, COM A IDÉIA DE ALGO SINGELO E SUTIL. ESTAMOS AINDA DEGLUTINDO PARA ENTENDERMOS O QUE REALMENTE REVERBERARÁ ESTE TRABALHO NO PALÁCIO, E O QUE RESTARÁ DE NOSSO. AS SUA CONSIDERAÇÕES SERÃO FUNDAMENTAIS NAS MINHAS REUNIÕES SEMANAIS COM PATRICIA E DIDI SOBRE O NOSSO TRABALHO. OBRIGADOMarcelo Roccohttps://www.blogger.com/profile/04384059352161194429noreply@blogger.com